PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 685/2012



    EMENTA:
    CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A GUILHERME AFIF DOMINGOS.
Autor(es): Deputado ANDRÉ CORRÊA, CLAISE MARIA ZITO, DICA, FABIO SILVA, GRAÇA PEREIRA, IRANILDO CAMPOS, MARCOS SOARES, MYRIAN RIOS, ROBERTO HENRIQUES, ROGERIO CABRAL, SAMUEL MALAFAIA, THIAGO PAMPOLHA, WAGNER MONTES, HELCIO ANGELO

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
    Art. 1º - Fica concedido o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro a GUILHERME AFIF DOMINGOS, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro. 

    Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.



    Plenário Barbosa Lima sobrinho, 14 de maio de 2012.

DEP. ANDRÉ CORRÊA DEP. CLAISE MARIA ZITO DEP. DICA DEP. FABIO SILVA

DEP. GRAÇA PEREIRA DEP. IRANILDO CAMPOS DEP. MARCOS SOARES 


DEP. MYRIAN RIOS DEP. ROBERTO HENRIQUES DEP. ROGÉRIO CABRAL 


DEP. SAMUEL MALAFAIA DEP. THIAGO PAMPOLHA DEP. WAGNER MONTES 


DEP. HELCIO ÂNGELO

JUSTIFICATIVA

Guilherme Afif Domingos é formado em Economia.

Em 1976, Guilherme Afif tornou-se o diretor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) bem como o superintendente do Diário do Comércio, da revista Digesto Econômico e do Instituto de Economia Gastão Vidigal. Em 1979, foi designado o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp) – através de cujo cargo realizou e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, repetido em198081 e que tornou-se o berço do Estatuto da Pequena Empresa.

Presidiu por 2 vezes a Associação Comercial de São Paulo e aFederação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo(FACESP), nas gestões 198287 2003–07. Na ACSP, criou oFórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e o programa DEGRAU. Foi também o presidente doSebrae, na gestão 199094.

Foi um dos arquitetos do sistema Simples de tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas dependendo da receita bruta anual auferida) e o criador do projeto de maior transparência nos impostos – conhecido como o "Feirão de Impostos", que foi apresentado em locais públicos em várias cidadesbrasileiras entre 2004 2006.
Guilherme Afif sempre apresentou-se como um feroz inimigo da alta carga tributária, no país: em 2005, articulou com empresários, prestadores de serviços e consumidores a campanha popular De Olho no Imposto