PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 352/2011



    EMENTA:
    CONCEDE DIPLOMA CRISTO REDENTOR "POST MOREM" AO SR. NELSON CORREA DA SILVA
Autor(es): Deputado CLARISSA GAROTINHO, JANIRA ROCHA, MARCELO FREIXO, ROBSON LEITE, WAGNER MONTES

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica concedido o Diploma Cristo Redentor "post mortem" ao SR. NELSON CORREA DA SILVA.

Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 01 de Setembro de 2011.

MARCELO FREIXO
DEPUTADO ESTADUAL

JUSTIFICATIVA

Em 115 anos de funcionamento, o bonde de Santa Teresa se firmou como importante modal de transporte coletivo. Afirmou-se também como bem cultural e ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro. Mas sua longevidade não se deve ao zelo governamental com a preservação desse patrimônio cultural e histórico dos cariocas. Muito menos à preocupação das autoridades constituídas em ofertar um transporte barato e adequado ao terreno inclinado do bairro. A permanência do bondinho de Santa Teresa deve-se à resistência de seus funcionários e de seus moradores. É essa persistência que tem evitado a desativação da linha ou sua privatização. Infelizmente, não tem conseguido barrar sua precarização, fruto da falta de investimentos públicos.

Nelson Correa da Silva é o símbolo maior da luta pela preservação do bonde de Santa Teresa. Trabalhador dedicado, morreu na condução do bondinho no trágico acidente do dia 27 de agosto de 2011. Os passageiros sobreviventes relatam a coragem do motorneiro que não titubeou em orientar a todos para pular do veículo, mas continuou na condução para tentar minimizar os danos do desastre. 

A memória desse brasileiro necessita ser protegida. Durante duas décadas foi um funcionário abnegado do bondinho de Santa Teresa, onde todos moradores reconhecem sua dignidade.



MARCELO FREIXO
DEPUTADO ESTADUAL