PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 285/2007



    EMENTA:
    CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES E RESPECTIVO DIPLOMA AO COMITÊ PARAOLÍMPICO BRASILEIRO.
Autor(es): Deputado WAGNER MONTES

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica concedida a Medalha Tiradentes e respectivo diploma ao COMITÊ PARAOLÍMPICO BRASILEIRO, pelo brilhante desempenho dos seus atletas nos Jogos Parapan-Americanos do Rio, que muito contribui para a valorização do esporte paraolímpico brasileiro.

Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.



Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 21 de agosto de 2007.






Deputado WAGNER MONTES
Presidente da Comissão de Segurança Pública e 
Assuntos de Polícia

JUSTIFICATIVA

É com muito orgulho que apresento o meu primeiro projeto de resolução para conceder a Medalha Tiradentes, para reconhecer, em nome do povo do Estado do Rio de Janeiro, o magnífico trabalho desempenhado pelos atletas paraolímpicos nos Jogos Parapan-Americanos, conquistando o primeiro lugar nos jogos, fato inédito na história do esporte paraolímpico brasileiro. 
É importante destacar que foi a melhor participação do Brasil num Parapan, onde a delegação brasileira conquistou 83 medalhas de ouro, 68 de prata e 77 de bronze, totalizando 228 medalhas, números que garantiram a liderança na classificação geral, à frente de Canadá, segundo colocado, e o EUA, terceiro.
A probabilidade do Brasil melhorar seu desempenho nas Paraolimpíadas de Pequim em 2008 é muito grande, porque o esporte paraolímpico agora não vive só de um ou dois ídolos. Nos esportes coletivos, o Brasil sobressaiu com o time de vôlei sentado, da família Amauri (técnico do Brasil na modalidade e campeão olímpico em 1982). A equipe além de conquistar a medalha de ouro, conquistou também a única vaga das Américas para as Paraolimpíadas de Pequim.
Com certeza, depois deste Pan aqui no Rio, o número de atletas paraolímpicos vai aumentar muito, pois estão descobrindo que podem ter uma nova trajetória, mostrada através dos exemplos de luta e de determinação dos nossos atletas paraolímpicos. Na esperança de que os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada invistam nos nossos atletas, a fim de que o Brasil se torne um celeiro de grandes campeões. 
Isto acontecendo, eles poderão se dedicar exclusivamente aos esportes que praticam. 
Pelos motivos acima expostos, proponho a Medalha Tiradentes e respectivo diploma ao Comitê Paraolímpico, com o objetivo de conceder a maior honraria aos atletas que muito dignificam o Paradesporto Nacional.