INDICAÇÃO LEGISLATIVA Nº 79/2011



    EMENTA:
    SOLICITA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SÉRGIO CABRAL, O ENVIO DE MENSAGEM DISPONDO SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEICULOS.
Autor(es): Deputado WAGNER MONTES
Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, seja solicitado ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, SÉRGIO CABRAL, o envio de Mensagem a esta Casa Legislativa, nos seguintes termos: 
ANTEPROJETO DE LEI

    EMENTA:

    DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:
Art. 1º – Fica instituído licenciamento provisório anual de veículos (LPAV) no momento do agendamento da vistoria anual.

Parágrafo único – O licenciamento provisório de que trata o caput do artigo será obtido por meio eletrônico, após o referido agendamento.

Art. 2º – Somente fará jus ao licenciamento provisório o proprietário que estiver quites com o IPVA, obedecendo o prazo correspondente ao final da placa do seu veículo. 

Art. 3º – O licenciamento provisório anual de veículos (LPAV) será válido até que seja efetuada a vistoria nos postos do Detran e recebido o licenciamento definitivo anual.

Parágrafo único – Não será permitida a prorrogação do licenciamento provisório anual de veículos (LPAV), que ficará automaticamente revogado após a data da vistoria anual agendada. 

Art. 4º - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, estabelecendo a sua fiscalização. 

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de agosto de 2011.



Deputado WAGNER MONTES

JUSTIFICATIVA

Devido aos longos prazos estabelecidos pelo Detran-RJ para efetuar o agendamento da vistoria anual dos veículos, torna-se necessário buscarmos mecanismos que protejam os proprietários destes veículos, para que não sejam punidos por circunstâncias alheias as suas vontades, ficando sujeitos a multas e veículos rebocados injustamente. 
Pelos motivos acima expostos, apresento a presente indicação legislativa, no intuito de que o Chefe do Poder Executivo possa aproveitá-la oportunamente.